Outro dia fui a uma festa de casamento e percebi que podemos tirar as mais diversas lições de qualquer experiência. Até mesmo lições de marketing para nossas empresas. Festas de casamento são eventos que reúnem muitas pessoas diferentes, com gostos diferentes, mas unidas por um mesmo objetivo. Um prato cheio para observações.
Antes, um comentário: estima-se que a indústria de casamentos no país movimente cerca de 3,5 bilhões de reais. Sim, bilhões. 700 mil casais contraem matrimônio no país todos os anos. É um mercado com opções para todos os bolsos e que enriquece os empresários do ramo. Quem já casou sabe do que estou falando.
Aqui estão algumas das lições que aprendi durante a festa:
* Escolha bem seu ponto-de-venda: a festa foi realizada em um salão no bairro de Sapopemba, em São Paulo. Por sorte uma amiga tinha um mapa, mas ainda assim só conseguimos chegar porque outra pessoa conhecia a região. Para ir a uma festa as pessoas se esforçam para achar o local, mas o mesmo não acontece para muitas lojas, por exemplo. Escolha sempre o melhor ponto-de-venda que puder, no melhor local que puder, estudando seu público-alvo. E lembre-se de informar como as pessoas fazem para te encontrar.
* Informação é muito importante: além de informar seus clientes potenciais sobre o seu ponto-de-venda, é importante também oferecer o máximo de informações sobre seu produto ou serviço, e também sobre promoções, descontos etc. Isto pode fazer muita diferença na hora de concretizar uma venda. Na festa, havia um serviço de valet para o estacionamento, mas só tive conhecimento do valor a pagar após ter deixado meu carro com o manobrista. Em compensação, havia um cardápio em todas as mesas e pudemos nos preparar para o jantar.
* Uma boa aparência faz diferença: a decoração de uma loja, o material de comunicação de uma empresa, a embalagem de um produto. Todos estes itens transmitem uma mensagem e devem ser pensados de acordo com o público que se quer atingir. Mas uma coisa é certa, quanto mais bonitos e positivos eles forem, melhor. O salão onde a festa foi realizada estava muito bonito, muito bem decorado, e logo na chegada os convidados tinham a impressão de que a festa seria ótima (como realmente foi). Se fosse diferente, quantas pessoas não teriam ido embora rapidamente?
* Se é bom, copie: seu concorrente oferece um serviço diferenciado e muito bom aos seus clientes? Copie sem medo. No marketing há até um termo bonito para isto: benchmarking. Fique de olho na concorrência para monitorar o que estão fazendo de bom, mas também observe outras empresas de outros setores, elas podem render boas idéias. Em todas as festas de casamento recentes que eu fui (incluindo a minha) um momento muito aguardado é a distribuição de apetrechos coloridos como pulseiras, perucas e óculos para os convidados na pista de dança. Não é mais uma idéia original, mas sempre agrada e por isso é copiada.
* Surpreenda e ganhe pontos: na saída da festa, em todos os carros dos convidados havia um recado simpático dos noivos pendurado no retrovisor, agradecendo a presença. Uma bela e inusitada lembrança que com certeza será lembrada por muito tempo. Pense em ações surpreendentes para seus clientes e ganhe pontos (e vendas).
Fonte : Comunicação Democrátida
Cooler Dia dos Pais!!
Há 9 anos



Nenhum comentário:
Postar um comentário